
'Oferta de compra': Kremlin reage a fala de Trump sobre recursos raros da Ucrânia em troca de ajuda

Os planos do presidente dos EUA, Donald Trump, para adquirir metais de terras raras da Ucrânia foram caracterizados como uma "proposta comercial" pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em declarações aos repórteres.
"Bem, se chamarmos as coisas pelos seus nomes, trata-se de uma oferta [para Zelensky] comprar assistência, ou seja, não para continuar fornecendo de forma gratuita ou sob outra base, mas especificamente em uma base comercial", afirmou Peskov, citado pela RIA Novosti nesta terça-feira.

O porta-voz também destacou que Washington poderia ajudar a resolver o conflito ao deixar de apoiar Kiev. Ele enfatizou que os EUA continuam fornecendo armas para a Ucrânia e que não houve qualquer anúncio sobre a suspensão desse apoio.
Na segunda-feira (03), Donald Trump declarou que quer as terras raras da Ucrânia — minerais essenciais cobiçados globalmente — em troca de assistência à Kiev.
"Estamos tentando fechar um acordo com a Ucrânia, no qual eles garantirão o que estamos oferecendo em troca de suas terras raras e outros recursos", disse Trump aos repórteres no Salão Oval.
"Quero garantir o fornecimento de terras raras. Estamos investindo centenas de bilhões de dólares. Eles têm grandes depósitos de terras raras e quero segurança no fornecimento. Eles estão dispostos a fazer isso", acrescentou.
- A Ucrânia possui depósitos significativos de mais de 20 elementos de terras raras, como lítio, cobalto, escândio, grafite, tântalo, nióbio, entre outros, além de outras matérias-primas essenciais, como manganês, ferro, ouro, chumbo, zinco, níquel, cobre e zircônio.
