Erdogan e al-Julani discutem bases turcas na Síria e treinamento militar, diz Reuters

Segundo fontes, os dois líderes vão tratar de um pacto de defesa conjunta, com a criação de bases aéreas turcas no leste da Síria e o fortalecimento militar das forças sírias.
F-4E Phantom II, um com uma bandeira turca, participa de voo de treinamento para comemorar 50 anos de serviço na Força Aérea Turca em Eskisehir, Turquia, em 15 de novembro de 2024.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o chefe do governo de transição da Síria, Ahmed al-Sharaa [al-Julani], discutirão em Ancara, nesta terça-feira, a possibilidade de estabelecer bases aéreas turcas na Síria, informou a Reuters.

De acordo com quatro fontes familiarizadas com o assunto, os dois líderes devem tratar de um pacto de defesa conjunta, que inclui a criação de bases aéreas turcas no centro da Síria e o treinamento do novo Exército sírio.

Um funcionário da inteligência regional, um da segurança síria e uma fonte externa baseada em Damasco confirmaram à agência que as negociações devem abranger o estabelecimento de duas bases turcas na região do deserto central no leste da Síria, conhecida como Badiyah.

No entanto, um funcionário do Ministério da Defesa turco, que acompanha as conversas entre os ministérios da Defesa dos dois países, afirmou à Reuters que não tinha informações sobre bases turcas na Síria nem sobre o treinamento de tropas sírias como parte de um possível acordo de cooperação em defesa.