
Canadá obtém "trégua" tarifária de 30 dias com Trump

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau anunciou uma suspensão de 30 dias das tarifas comerciais com os Estados Unidos na segunda-feira, após uma "boa conversa" com o presidente Donald Trump.
"As tarifas propostas serão suspensas por pelo menos 30 dias enquanto trabalhamos juntos", publicou Trudeau no X. Simultaneamente, o Canadá se comprometeu a tomar novas medidas para proteger sua fronteira com os EUA.

"O Canadá está empenhado em nomear um czar do fentanil, colocar os cartéis na lista de vigilância de terroristas, monitorar a fronteira 24 horas por dia, 7 dias por semana e lançar uma Força de Ataque Conjunta Canadá-EUA para combater o crime organizado, o fentanil e a lavagem de dinheiro. Também assinei uma nova diretriz de inteligência sobre o crime organizado e o fentanil, e vamos apoiá-la com US$ 200 milhões", declarou.
Por sua vez, Donald Trump também confirmou a suspensão das tarifas anunciadas anteriormente e saudou a decisão do país vizinho de implementar novas medidas de segurança na fronteira.
"Como presidente, é minha responsabilidade garantir a segurança de todos os norte-americanos, e é exatamente isso que estou fazendo. Estou muito satisfeito com esse resultado inicial. As tarifas anunciadas no sábado serão suspensas por um período de 30 dias para ver se um acordo econômico final com o Canadá pode ou não ser estruturado. Justiça para todos!", afirmou ele no Truth Social.
Pausa nas tarifas do México
Anteriormente, Trump também anunciou uma suspensão de 30 dias das tarifas contra o México. Ele explicou que, durante a pausa, haverá negociações entre representantes de alto nível dos dois países.
Como parte do acordo, o México se comprometeu a reforçar a fronteira norte "imediatamente" com 10.000 membros da Guarda Nacional para evitar o tráfico de drogas para os EUA, especialmente o fentanil. Por sua vez, os EUA prometeram trabalhar "para impedir o tráfico de armas de alta potência para o México", enquanto equipes de ambos os países abordarão questões de segurança e comércio.