A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estaria planejando divulgar informações para desmoralizar o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, informou a agência RIA Novosti nesta segunda-feira, citando o Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia (SVR).
Segundo relatório do SVR, a aliança militar prepara uma "operação em larga escala" para expor um desvio – por Zelensky e sua equipe – de US$ 1,5 bilhão destinados à compra de munição.
O órgão russo também afirma que a aliança militar pretende "revelar o esquema de saques no exterior, por Zelensky e sua equipe, de subsídios de 130 mil militares ucranianos mortos que continuam listados no sistema como ‘vivos e atuando na linha de frente’ [e recebendo pagamentos]".
Ainda segundo a inteligência russa, a OTAN planeja divulgar também o envolvimento do líder ucraniano em casos de revenda de grandes quantidades de equipamentos militares ocidentais a países africanos.
- Em agosto do ano passado, o SVR afirmou que os Estados Unidos estavam em busca de um substituto para Zelensky. Na época, foi relatado que Washington queria trocá-lo por "uma figura mais controlável e menos corrupta".