Notícias

'Apenas dois sexos': como a política de gênero de Trump está sendo implementada?

Os servidores da saúde se apressaram para cumprir a ordem que elimina referências a diversidade e inclusão de órgãos federais; termos como "transgênero", "imigrante", "LGBT" e "pessoas grávidas" foram removidos do site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
'Apenas dois sexos': como a política de gênero de Trump está sendo implementada?Gettyimages.ru / Chip Somodevilla

Autoridades e profissionais da saúde nos Estados Unidos correram para cumprir o prazo, de 31 de janeiro, estabelecido pelo governo do presidente Donald Trump, para encerrar todos os programas que promovem a "ideologia de gênero", informou o New York Times na última sexta-feira (31).

Para cumprir o decreto presidencial que reconhece "apenas dois sexos", funcionários federais foram orientados a interromper iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI), removendo referências públicas a essas ações e colocando servidores envolvidos nelas em licença administrativa.

Termos como "transgênero", "imigrante", "LGBT*" e "pessoas grávidas" foram excluídos do site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Funcionários de hospitais militares para veteranos foram informados de que bandeiras e símbolos LGBT* não são mais permitidos, enquanto os banheiros das agências de saúde passaram a ser exclusivos para um "sexo biológico". A palavra "gênero" também foi retirada de formulários oficiais.

Especialistas alertam para impactos

Jennifer Nuzzo, diretora do Centro de Pandemias da Escola de Saúde Pública da Universidade de Brown, alertou que essas medidas podem desmantelar décadas de programas voltados às necessidades dos norte-americanos.

Páginas online do CDC sobre combate à violência de gênero, apoio a jovens LGBT e racismo na saúde foram removidas.

Além disso, o Sistema de Vigilância do Comportamento de Risco dos Jovens, que monitora hábitos como consumo de álcool, drogas e comportamentos sexuais de risco, também foi desativado.

Especialistas em saúde pública alertam que essas restrições impactam não apenas a diversidade nas equipes, mas também programas de equidade na saúde para populações vulneráveis, como comunidades de baixa renda e afro-americanos. "A equidade na saúde é basicamente toda a saúde pública", afirmou Nuzzo.

Investigação por discriminação em escola

O Escritório de Direitos Civis do Departamento de Educação dos EUA anunciou, na terça-feira, que abriu uma investigação contra o Distrito Escolar Público de Denver por suposta discriminação contra alunas.

A denúncia envolve a conversão de um banheiro feminino em um espaço de gênero neutro na maior escola de ensino médio da região.

Com isso, a East High School agora possui um banheiro exclusivo para meninos, mas nenhum apenas para meninas no primeiro andar, segundo comunicado oficial.

*O movimento internacional LGBT é classificado como uma organização extremista no território da Rússia e proibido no país.