Trump anuncia tarifas contra UE e faz duras acusações contra bloco econômico

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai, "com certeza", estabelecer tarifas contra União Europeia, alegando que o bloco econômico tratou Washington de forma "terrível".

"Se eu vou impor tarifas à União Europeia? Você quer a resposta honesta ou eu lhe dou uma resposta política? Com certeza. A União Europeia tem nos tratado muito mal", afirmou Trump a repórteres no Salão Oval.

O presidente dos EUA já havia criticado a UE por tratar seu país de forma "muito injusta". Em discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, ele explicou sua posição dizendo que "eles dificultam muito a entrada de produtos na Europa e, ainda assim, esperam vender e vender seus produtos nos EUA". "Portanto, temos, sabe, centenas de bilhões de dólares de déficit com a UE, e ninguém está feliz com isso", disse na ocasião.

"Eles enfrentaram a Apple no tribunal (...) Ganharam bilhões do Google (...) São empresas norte-americanas e não deveriam estar fazendo isso. Portanto, temos grandes reclamações com a UE".

Os comentários do líder norte-americano foram feitos poucas horas depois de a Casa Branca ter anunciado que as novas tarifas comerciais sobre as importações do Canadá, México e China entrarão em vigor a partir de 1º de fevereiro. Trump explicou sua decisão fazendo alusão ao fracasso dos vizinhos dos EUA em conter o fluxo ilegal de pessoas e drogas através das fronteiras.