
Missão empresarial brasileira impulsiona comércio e parcerias na África Ocidental

O Brasil iniciou sua Missão Empresarial à África Ocidental com a primeira etapa realizada na Nigéria, nos dias 27 e 28 de janeiro. Organizada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), com participação do Mapa, Fiocruz, Embrapa, Sebrae, ABGF, Afrochamber e Banco do Brasil, a missão incluiu seminário, rodada de negócios e visitas técnicas.

O evento reuniu mais de 40 empresas brasileiras dos setores de agropecuária, saúde, defesa, maquinário, etanol e construção, conforme divulgado pelo setor de comunicação da Apex. A reunião contou com a presença de ministros nigerianos de Comércio, Indústria e Investimento, Agricultura e Segurança Alimentar, e Pecuária.
Jorge Viana, presidente da Apex , destacou a importância da empreitada:
"Nosso trabalho é buscar novas formas de cooperação para gerar ganhos mútuos. Em 2024, nossas exportações para a África cresceram mais de 20%, e iniciar 2025 com essa missão mostra que o continente é prioridade."
A África já é o terceiro maior destino das exportações brasileiras, atrás apenas de China e EUA. Segundo Igor Celeste, gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, o objetivo é expandir o comércio para além dos principais mercados africanos:
"Egito, Nigéria, África do Sul, Argélia e Marrocos concentram mais de 60% das nossas exportações para o continente. Precisamos diversificar e alcançar novos países."
A missão agora segue para Gana, Costa do Marfim e Senegal, com a expectativa de fortalecer parcerias estratégicas e ampliar as exportações brasileiras.
