Notícias

Zelensky: Trump estaria "contra os norte-americanos" ao apoiar a Rússia

Mandatário ucraniano afirmou que considera "perigoso" que a política dos EUA em relação à Ucrânia mude.
Zelensky: Trump estaria "contra os norte-americanos" ao apoiar a RússiaGettyimages.ru / Chris McGrath

O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, afirmou que Donald Trump vai ter "desafios" com sua própria sociedade caso não apoie a Ucrânia no conflito russo-ucraniano, uma vez que apoiar a Rússia "significa estar contra os norte-americanos". As declarações foram realizadas em uma entrevista veiculada pela emissora CNN na segunda-feira. 

Justificando a afirmação, o político mencionou "valores comuns" compartilhados pela sociedade ucraniana e norte-americana. Também acusou o presidente russo Vladimir Putin de "ter matado a democracia" e a "liberdade de imprensa".

Quando perguntado se uma vitória do pré-candidato republicano seria boa ou ruim para a Ucrânia, Zelensky respondeu que "é perigoso que a política norte-americana em relação à Ucrânia mude". 

Donald Trump e seus aliados são tradicionalmente contra a remessa de dinheiro para a Ucrânia ou para alianças militares como a OTAN, defendendo gastos mais voltados para problemas domésticos. 

Em janeiro, Donald Trump Jr., filho do ex-presidente, chegou a afirmar que "cortar o dinheiro" é a "única maneira" de levar Kiev à negociação. Ele afirmou que seu pai, caso volte a ocupar a presidência, encerraria a remessa, argumentando ainda que ela cria, por meio da corrupção, uma ''classe oligárquica de bilionários" na Ucrânia. 

Em resposta às críticas de que parte das verbas da assistência militar ao seu país eram desviadas, o mandatário ucraniano defendeu, durante a entrevista, a transparência de seu Governo, e enfatizou a necessidade das quantias para a obtenção de novos equipamentos militares.

Zelensky foi indagado também sobre declarações prévias de Donald Trump, que em fevereiro afirmou que encorajaria a Rússia a "fazer o que quiser" com membros inadimplentes da OTAN. "São apenas palavras, não acho que ele está pronto para pressionar países", respondeu.

No segmento final da conversa, o líder ucraniano afirmou ter "uma melhor compreensão" sobre quem é Putin do que o republicano, que seria incapaz de entender os objetivos do russo. Ele sustentou que mesmo que os dois já tenham se conhecido, Trump nunca teve que lutar em um conflito armado contra a Rússia.