Fox News: Congressista republicano apresentará resolução para impeachment de Biden
O republicano Ken Buck, membro da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, planeja apresentar uma resolução para pedir ao Governo que invoque a 25ª Emenda da Constituição norte-americana para destituir o presidente Joe Biden por dúvidas sobre sua aptidão mental para o cargo, noticiou nesta segunda-feira a Fox News.
Ao explicar sua decisão, Buck citou o recente relatório do promotor especial Robert Hur, do Departamento de Justiça, sobre o gerenciamento de documentos confidenciais pelo presidente. O legislador assegura que o relatório não recomendou nenhuma acusação contra Biden, que ele descreveu como um líder idoso com memória fraca.
Segundo Buck, o dossiê "aborda o que muitos norte-americanos há muito tempo testemunharam com seus próprios olhos: que o presidente Biden não é mais capaz de desempenhar com sucesso as funções críticas de seu cargo". "O relatório expõe inúmeros casos, que foram tornados públicos, que demonstram o aparente declínio cognitivo e a falta de resistência mental [do presidente]", disse.
"Os desafios sociais e as ameaças à segurança que nosso país enfrenta são inúmeros e exigem um executivo-chefe com fortes faculdades mentais e físicas. Chegou a hora de a vice-presidente [Kamala Harris] e o Gabinete colocarem nosso país em primeiro lugar e avançarem na invocação da 25ª Emenda", acrescentou.
Em sua resolução, Buck também citou os tropeços verbais públicos de Biden como evidência de deterioração mental. Observou que o ocupante da Casa Branca recentemente confundiu o presidente francês Emmanuel Macron com seu antecessor de décadas atrás, François Mitterrand, e que ele frequentemente se encontra em situações embaraçosas semelhantes.
Biden, de 81 anos, é o presidente mais velho da história dos EUA. Em novembro passado, o ex-médico da Casa Branca afirmou que as habilidades cognitivas do mandatário estão se deteriorando rapidamente. Desde então, seu comportamento tem levantado dúvidas públicas repetidas vezes sobre sua capacidade de desempenhar suas funções.
Nesse sentido, os republicanos têm exigido repetidamente que Biden se submeta a testes cognitivos ou se retire da corrida presidencial de 2024. No entanto, a Casa Branca rejeita o declínio cognitivo do presidente, afirmando que ele é totalmente saudável e "faz mais em uma hora do que a maioria das pessoas faz em um dia".
Enquanto isso, uma pesquisa recente revelou que 86% dos americanos acreditam que o chefe de Estado é velho demais para cumprir um segundo mandato.