Notícias

Mauro Vieira: Vamos ficar muito contentes se Putin vier ao Brasil

A declaração do ministro é feita a despeito do mandado de prisão do TPI contra o presidente russo.
Mauro Vieira: Vamos ficar muito contentes se Putin vier ao BrasilPedro França / Agência Senado

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, disse em uma entrevista à BBC que ficará "contente" caso Vladimir Putin, presidente da Rússia, queira vir ao Brasil durante a cúpula do G20, que será realizada no Rio de Janeiro em novembro de 2024. A informação foi publicada pelo veículo britânico nesta quarta-feira.

"Se ele [Putin] quiser vir, nós estaremos muito contentes que esteja presente e nas reuniões do Brasil".

As declarações de Vieira se dão meses após o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitir uma ordem de prisão contra o mandatário russo, acusado de ter cometido crimes de guerra durante o conflito com a Ucrânia. O Brasil é signatário do TPI desde 2000.

Uma vez que o Brasil adere ao TPI, a possível vinda de Putin tem sido motivo de controvérsia. Alguns especialistas em direito internacional afirmam que as instituições brasileiras possuem a obrigação de efetuar a prisão do mandatário russo caso ele esteja em território nacional.

A controvérsia foi anteriormente reconhecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo tendo afirmado, no início do mês de dezembro, que Putin "está convidado'' para a reunião do G20, Lula enfatizou também a ''responsabilidade" que o Brasil possui por ser signatário do estatuto. "Se ele comparecer, ele sabe o que vai acontecer. Pode acontecer, e pode não acontecer", disse à época.

Ao longo do mês de abril, o mandado de prisão também foi motivo de controvérsia na África do Sul, outra signatária do estatuto do TPI. O mandatário russo, que originalmente estabeleceu diálogos com os sul-africanos para comparecer à Joanesburgo para a cúpula dos BRICS, acabou optando por participar remotamente.