
Musk propõe mudar nome do Canal da Mancha

Elon Musk sugeriu que os EUA mudem o nome do Canal da Mancha para "Canal George Washington" em homenagem ao primeiro presidente norte-americano, após o presidente dos EUA, Donald Trump, renomear o Golfo do México como Golfo da América.

Em uma publicação na sua conta do X no sábado, Musk propôs um "novo nome para a água que separa a Inglaterra e a França", compartilhando uma foto de satélite do canal com o nome "The George Washington Channel" sobre o estreito.
A publicação de Musk, entendida por alguns como em "tom irônico", ocorreu menos de uma semana após Trump ordenar que o Golfo do México fosse renomeado para "Golfo da América" e que o pico Denali, no Alasca, voltasse ao seu nome anterior a 2015, Monte McKinley.
O Departamento do Interior dos EUA confirmou as mudanças na sexta-feira.
Trump também declarou inúmeras vezes sua intenção de adquirir o território autônomo dinamarquês da Groenlândia, uma medida que expandiria significativamente o litoral ártico dos EUA. "Acho que vamos adquiri-lo", disse ele aos repórteres no sábado, após um telefonema com a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, no início da semana.
New name for the water that separates England and France pic.twitter.com/R6Lipj1Dra
— Elon Musk (@elonmusk) January 26, 2025
O presidente norte-americano ainda sugeriu em várias ocasiões nos últimos meses que o Canadá "deveria ser um estado" dos EUA.
O Canal da Mancha era chamado pelos romanos de "Mare Britannicum", ou "Mar dos Britânicos". A denominação "Canal da Mancha" vem desde a Idade Média, embora seja chamado na França de "La Manche", ou "A Manga"[de camisa], devido a sua forma.
