
Trump fecha a entrada de refugiados ucranianos nos EUA

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu os programas de imigração que permitiam que estrangeiros se estabelecessem temporariamente nos Estados Unidos, informou o New York Times na sexta-feira.
Em particular, o Departamento de Segurança Interna suspendeu um importante programa de admissão de refugiados ucranianos, o Uniting for Ukraine, que permitia que eles entrassem nos EUA se tivessem patrocinadores econômicos. De acordo com o jornal, até setembro de 2023, mais de 150.000 ucranianos haviam entrado nos EUA pelo programa.

A medida não afeta apenas a Ucrânia, pois os programas que recebiam migrantes de vários países latino-americanos também foram suspensos. Há relatos de que mais de 500.000 pessoas entraram nos EUA por meio desses programas.
A nova diretriz exige a "suspensão imediata das decisões finais" sobre os pedidos relacionados aos programas, enquanto a administração os analisa e decide se devem ser encerrados.
Na segunda-feira, Trump também fechou um aplicativo da Alfândega e Proteção de Fronteiras criado por seu antecessor, Joe Biden, que permitia que os migrantes se candidatassem para entrar legalmente nos EUA em busca de asilo.
As novas políticas de Trump também permitem que as autoridades de imigração deportem migrantes sem documentos dos EUA sem uma decisão judicial.
