
Golfo do México agora é oficialmente o Golfo da América nos EUA

Os Estados Unidos renomearam oficialmente o Golfo do México como Golfo da América, declarando-o uma "pedra angular do crescimento da nação", de acordo com uma declaração do Departamento do Interior. Ao mesmo tempo, a montanha mais alta da América do Norte, Denali, foi rebatizada de Monte McKinley, em homenagem ao 25º presidente dos EUA, o republicano William McKinley.
"Por orientação do presidente [Donald Trump], o Golfo do México será oficialmente renomeado como Golfo da América e o pico mais alto da América do Norte será renomeado como Monte McKinley", afirma o documento. Ressalta-se que essas mudanças buscam "garantir que as futuras gerações de norte-americanos celebrem o legado de seus heróis e patrimônios históricos", como parte de um esforço para restaurar nomes "que honrem o legado da grandeza norte-americana".

Também observa que os portos do Golfo estão entre os maiores e mais impressionantes do mundo, conectando os produtos americanos aos mercados globais. "Ao reconhecer a contribuição duradoura da baía para a força e a vitalidade econômica dos Estados Unidos, a diretriz do presidente Trump reafirma sua importância central para o país, renomeando-a oficialmente como Golfo da América", conclui o documento.
Ponto de virada histórico
Entre uma dúzia de ordens executivas assinadas em suas primeiras horas no cargo, o presidente dos EUA emitiu na segunda-feira uma ordem executiva mudando oficialmente o nome do Golfo, o que provocou forte oposição do México. Anteriormente, o presidente justificou sua decisão como "apropriada" porque, em sua opinião, seu país faz "a maior parte do trabalho lá" e, portanto, "é nosso".
O nome da bacia oceânica de aproximadamente 1,6 milhão de quilômetros quadrados, que fica entre os litorais do que hoje são o México, os EUA e Cuba, tem uma longa história e acredita-se que tenha origem na cidade pré-hispânica do México. O nome foi estabelecido já no século XVI. Grande parte do golfo cobre a costa do Texas, uma região que pertencia ao México, juntamente com o Arizona, Novo México e partes de Nevada, Colorado e Utah, até a assinatura do Tratado de Guadalupe Hidalgo em 1848, que obrigou o país latino-americano a ceder grande parte de seu território aos EUA.