
Lula e presidente do México defendem 'relacionamento produtivo' com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta quinta-feira, por telefone, com a presidente do México, Claudia Sheinbaum. Durante a ligação, ambos ressaltaram a importância de manter "relações produtivas" com os governos das Américas, incluindo o de Donald Trump, como informado pela imprensa brasileira.
Segundo comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto, Lula e Sheinbaum destacaram o desejo de fortalecer as relações com todos os países das Américas, incluindo os Estados Unidos, com o objetivo de promover a paz, consolidar a democracia e fomentar o desenvolvimento regional.
Os dois líderes também mencionaram a relevância da cooperação no âmbito da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e concordaram em aprofundar o diálogo bilateral entre Brasil e México.
Lula aproveitou para convidar Sheinbaum a realizar uma visita de Estado ao Brasil, embora nenhuma data tenha sido definida.

O anúncio da conversa entre Lula e Sheinbaum ocorre em meio às recentes ameaças expansionistas de Donald Trump, que incluem a renomeação do Golfo do México como "Golfo da América" e a promessa de deportações em massa de imigrantes.
No ano passado, Lula esteve presente na posse de Sheinbaum na Cidade do México. A presidente mexicana integra o mesmo grupo político do ex-presidente Andrés Manuel López Obrador, velho aliado de Lula.
Nesta semana, Sheinbaum anunciou sua intenção de dialogar com outros presidentes latino-americanos, incluindo Bernardo Arévalo, da Guatemala, para tratar das mudanças no governo dos Estados Unidos e das políticas expansionistas de Trump. Ela reforçou a necessidade de unidade na América Latina diante desses novos desafios.
