Notícias

Milei chama Petro de "praga letal" que "está afundando os colombianos" e Bogotá responde

A chancelaria da Colômbia descreveu os insultos do presidente argentino como "irresponsáveis" e os rejeitou veementemente.
Milei chama Petro de "praga letal" que "está afundando os colombianos" e Bogotá respondeAP / Jose Luis Magana

O presidente argentino Javier Milei, ao discursar na Conferência de Ação Política Conservadora no estado americano de Maryland no sábado, insultou mais uma vez seu colega colombiano Gustavo Petro, afirmando que "ele está afundando os colombianos".

"Ele está afundando os colombianos, ele é uma praga letal para os próprios colombianos", disse Milei, respondendo a uma pergunta de um jornalista da NTN24 sobre o que ele achava das declarações de Petro, nas quais o líder colombiano disse que não sabia o que era comunismo.

O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia rejeitou veementemente os insultos de Milei, chamando-os de "irresponsáveis".

"A Colômbia rejeita essas declarações desrespeitosas, que têm sido feitas repetidamente e que deterioram os laços históricos de amizade entre as duas nações e ofendem a dignidade do presidente democraticamente eleito da República da Colômbia", diz o comunicado da Chancelaria.

Essa não foi a primeira vez que o líder argentino atacou Petro. No mês passado, em uma entrevista com a jornalista Patricia Janiot, Milei deu sua opinião sobre vários líderes latino-americanos e atacou duramente seu colega colombiano, chamando-o de "comunista assassino que está afundando a Colômbia". Após suas declarações, Bogotá anunciou que havia chamado "imediatamente" seu embaixador na Argentina, Camilo Romero, para consultas.

Vale mencionar, no entanto, que a animosidade é mútua, já que Gustavo Petro criticou Milei em mais de uma ocasião, chegando a compará-lo ao ditador nazista Adolf Hitler, e não compareceu à sua posse.