As políticas da nova administração dos EUA determinarão em grande parte a ordem mundial, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, nesta segunda-feira (20), durante uma reunião do Conselho de Segurança russo convocada pelo presidente Vladimir Putin.
Lavrov também destacou que, com o retorno de Donald Trump à Casa Branca como o 47º presidente dos EUA, aumentam as especulações sobre sua política para os conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia, entre outras questões.
"Os europeus e os aliados asiáticos dos Estados Unidos, Austrália, Japão, Coreia do Sul e Nova Zelândia estão totalmente alinhados à posição da Casa Branca e, nesse sentido, estão esperando para ver qual será a posição final", declarou o ministro.
Contudo, Lavrov ponderou que ainda não estava claro se as ações de Trump realmente corresponderiam às declarações do presidente.
- Trump prometeu repetidamente pôr fim aos conflitos em andamento e criticou o governo Biden por políticas que, segundo ele, levaram à escalada das tensões globais e aproximaram o mundo da Terceira Guerra Mundial. Além disso, o presidente norte-americano manifestou disposição para dialogar e se reunir com Vladimir Putin.