Notícias

Nuland: "Não é a Rússia que queríamos"

A vice-secretária de Estado dos EUA disse que Washington queria ver "um parceiro que fosse ocidentalizado, que fosse europeu".
Nuland: "Não é a Rússia que queríamos"Gettyimages.ru / Bill Clark / CQ-Roll Call, Inc

A Rússia de hoje não se encaixa na imagem que os EUA queriam ver, disse a subsecretária de Estado dos EUA, Victoria Nuland, à CNN em um comentário recente.

"Essa não é a Rússia que, francamente, nós queríamos. Queríamos um parceiro que fosse ocidentalizado, que fosse europeu. Mas não foi isso que Putin fez", disse a autoridade sênior.

Nesse contexto, Nuland declarou que Washington "continuará a pressionar" o presidente russo, Vladimir Putin, para forçá-lo a "sentar-se à mesa [de negociações] de maneira séria".

Em outro discurso nesta semana, Nuland disse que Washington acredita que ainda não é o momento certo para negociações de paz na Ucrânia, pois para iniciar o diálogo, o regime de Kiev "precisa estar em uma posição mais forte".

A Rússia tem afirmado repetidamente que não se recusou a realizar negociações para encerrar o conflito na Ucrânia. Na semana passada, o presidente russo Vladimir Putin declarou que, se o Ocidente quiser uma solução pacífica para o conflito ucraniano, a Rússia estará pronta para isso.