Notícias

Expandir a parceria: Milei reúne-se com Blinken em Buenos Aires

O secretário de Estado dos EUA afirmou que Washington espera que as autoridades argentinas apresentem planos para dolarizar a economia argentina, mas a decisão final cabe a Buenos Aires.
Expandir a parceria: Milei reúne-se com Blinken em Buenos AiresTwitter/@OPRArgentina

O presidente da Argentina, Javier Milei, reuniu-se nesta sexta-feira com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, marcando a primeira visita de mais alto nível de um funcionário da administração norte-americana desde o início da administração libertária.

O funcionário norte-americano conversou com o presidente, e outras autoridades, medidas concretas para expandir a "parceria em vários setores importantes", a fim de aprofundar os laços bilaterais entre as duas nações. A reunião durou mais de uma hora e quinze minutos no Salão Eva Perón da Casa do Governo.

"A Argentina decidiu voltar para o lado ocidental do mundo, para o lado do progresso, para o lado da democracia e, acima de tudo, para o lado da liberdade", disse Milei.

Dolarização da argentina

Após o encontro, Blinken ofereceu uma coletiva de imprensa com a Ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, na qual expressou seu apoio ao acordo da Argentina com o Fundo Monetário Internacional (FMI) bem como o desejo de seu país de aprofundar suas boas relações com a Argentina.

"Estamos trabalhando em maneiras de aumentar ainda mais o comércio e o investimento entre nossos países, vemos muitas oportunidades para fazer mais", disse Blinken, sublinhando que Washington saúda a conclusão de um acordo entre Argentina e o Fundo Monetário Internacional (FMI), que "é uma ferramenta muito importante" para atingir esse objetivo.

O funcionário norte-americano ainda destacou que na Argentina "estão trabalhando de forma muito poderosa para estabilizar a economia" e ofereceu o apoio de Washington para atingir esse objetivo. Perguntado sobre a dolarização proposta por Milei, Blinken afirmou que os EUA esperam que as autoridades argentinas apresentem planos para dolarizar a economia argentina, mas a decisão final cabe a Buenos Aires.

"Quanto à questão da dolarização, isso depende da Argentina. E, é claro, estamos dispostos a ouvir quaisquer planos e discutir mais, mas é uma decisão que cabe à Argentina tomar", disse.

Por sua vez, Diana Mondino fez uma avaliação "muito positiva" da visita de Blinken, ressaltando que durante a visita eles puderam compartilhar alguns planos e ideias e agradeceu a Blinken por seu "tempo e esforço" em visitar o país e "entender as enormes mudanças" que o governo de Milei está propondo.

Com relação à possibilidade de dolarização, a chanceler disse que "o conceito é mais amplo, trata-se de falar sobre a liberdade das divisas".

Disparidade com Trump

Milei, que saiu à sacada da Casa Rosada para cumprimentar as pessoas na companhia de Blinken, viajará agora aos EUA para participar da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC, por sua sigla em inglês), um fórum ultraconservador que apóia o ex-presidente dos EUA Donald Trump.