VÍDEO: Protótipo de uma cápsula espacial turística que voará para a estratosfera
A startup norte-americana Space Perspective, especializada em serviços de turismo espacial, divulgou essa semana um vídeo e fotos do primeiro protótipo da espaçonave Neptune já concluída.
A cápsula espacial de prova, batizada de Excelsior em homenagem ao falecido pioneiro dos voos espaciais de balão Joe Kittinger, é agora a maior cápsula de voo espacial existente e a primeira comercial projetada, desenvolvida e fabricada sem o apoio de um bilionário ou de um grande financiamento governamental, segundo um comunicado da empresa.
A elegante cápsula esférica, que deve levar os turistas a uma altitude de quase 30,5 quilômetros acima da superfície da Terra, mede 4,9 metros de diâmetro, proporcionando um volume pressurizado de mais de 60 metros cúbicos, aproximadamente o dobro do volume da espaçonave Virgin Galactic e da New Shepard da Blue Origin, e cerca de quatro vezes maior do que a Crew Dragon da SpaceX.
A viagem será feita em uma cápsula pressurizada, a Spaceship Neptune, que será pendurada em um balão do tamanho de um campo de futebol americano cheio de hidrogênio, sem a necessidade de propulsão por foguete.
A cápsula seria equipada com assentos macios, uma lanchonete, um sistema de comunicação Wi-Fi capaz de fazer transmissões ao vivo, janelas panorâmicas de 360 graus e um banheiro sob o convés.
Os testes serão realizados ainda este ano, com voos comerciais com turistas planejados para 2025, e espera-se alcançar 4.000 assentos vendidos — US$ 400 milhões em reservas — até o final deste ano.