Roteirista de 'Taxi Driver' expressa crise existencial após conversa com ChatGPT

''Acabei de perceber que a Inteligência Artificial é mais inteligente do que eu'', escreveu Paul Schrader.

''Acabei de perceber que a Inteligência Artificial é mais inteligente do que eu'', escreveu Paul Schrader, roteirista de filmes atemporais como Taxi Driver (1976), Touro Indomável (1980) e A Última Tentação de Cristo (1988), nas redes sociais.

Ele comparou sua reflexão com a emblemática derrota do russo Garry Kasparov, campeão mundial de xadrez, para o computador Deep Blue, em 1996. ''É um momento existencial análogo'', explica. 

Quando questionado por uma usuária sobre o que o levou a essa conclusão, Schrader escreveu:

''Eu pedi por [sugestões] de ideias de roteiro [no estilo] Paul Schrader. Ele tinha ideias melhores do que as minhas''.

Em uma publicação posterior, o artista afirmou ter repetido o experimento pedindo por sugestões no estilo de outros cineastas. ''Paul Thomas Anderson. Depois, Quentin Tarantino. Depois Harmony Korine. Depois Ingmar Bergman. Depois Rossellini. Lang. Scorsese. Murnau. Capra. Ford. Speilberg. Lynch. Todas as ideias que o ChatGPT teve (em alguns segundos) eram boas. E originais. E bem desenvolvidas. Por que os escritores deveriam passar meses procurando uma boa ideia quando a IA pode fornecer uma em segundos?''

Não é a primeira vez que Schrader fala sobre o impacto da inteligência artificial no setor cultural. Durante a greve de roteiristas norte-americanos em 2023, ele afirmou que mais atenção deveria ser voltada para a tecnologia, que inevitavelmente, se tornará uma ''força significativa'' na indústria cinematográfica.

Desta vez, no entanto, suas declarações parecem ter chamado mais atenção nas redes sociais:

''Pensem em como a ficção se tornará melhor. Não há razão para pensar que atingimos o pico da criatividade e da capacidade de contar histórias'', opinou um usuário na plataforma X, na contramão da angústia de Schrader.

Outros usuários apontaram que a tecnologia pode se tornar uma ferramenta valiosa na mão de artistas habilidosos, engrandecendo o fazer artístico:

''A prosa é a coisa mais difícil para um escritor. Mas também é a parte menos interessante da ficção. As partes interessantes são as ideias, e a prosa só precisa ser boa o suficiente para transmiti-las. Agora que a IA é absolutamente perfeita em prosa, de repente as ideias se tornam o que importa''.