Neste domingo, o presidente eleito Donald Trump realizou uma publicação na qual manifesta apoio ao desbloqueio da plataforma TikTok nos Estados Unidos.
''SALVEM O TIKTOK'', escreveu em sua rede social, a Truth Social.
Na noite de sábado, a plataforma parou de funcionar no território norte-americano, após a Suprema Corte do país ter sinalizado a legalidade de seu bloqueio iminente, citando temores relativos à suposta espionagem do Partido Comunista da China.
Ao tentar abrir o popular aplicativo nos EUA, usuários se depararam com uma mensagem pop-up da empresa impedindo a utilização. ''Foi promulgada uma lei que proíbe o TikTok nos Estados Unidos'', diz o texto. ''Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok por enquanto'', acrescenta.
''Temos a sorte de o presidente [Donald] Trump ter indicado que trabalhará conosco em uma solução para restabelecer o TikTok assim que ele assumir o cargo [em 20 de janeiro]'', continua. ''Por favor, fiquem atentos!'', conclui.
Extensão de Trump
Uma lei sancionada no ano passado pelo presidente Joe Biden exige que o proprietário do aplicativo, a gigante chinesa de tecnologia ByteDance, o venda até domingo se quiser evitar uma proibição imediata.
A lei permite explicitamente uma prorrogação de 90 dias sob condições específicas, a qual Trump se mostrou favorável:
''Acho que essa seria certamente uma opção que consideraríamos. A extensão de 90 dias é algo que provavelmente será feito, porque é a coisa apropriada a se fazer. É a coisa certa a fazer. Temos que analisar isso com cuidado. É uma situação muito importante'', disse Trump à emissora NBC News.