Reservas com um potencial de 1,15 milhão de toneladas de recursos de terras raras foram descobertas na província chinesa de Yunnan, informou o jornal SCMP neste sábado.
O encontro do depósito é mais um avanço significativo do gigante asiático desde a primeira descoberta de recursos desse tipo na província de Jiangxi, no leste da China, em 1969.
Estimativas citadas pelo SCMP sugerem que o depósito contém pelo menos 470 mil toneladas de elementos cruciais de terras raras, como praseodímio, utilizado em componentes de motores de avião, e neodímio, aplicados em auto-falantes, equipamentos de imagem médica e outros dispositivos.
Outros dos recursos também figuram como elementos-chave na fabricação de produtos de alta tecnologia, incluindo veículos elétricos e sistemas de defesa de ponta.
"A descoberta é altamente significativa para fortalecer a vantagem da China em recursos de terras raras", afirmou o Serviço Geológico da China, do Ministério de Recursos Naturais.
De acordo com as autoridades, a descoberta permitirá a Pequim "melhorar a cadeia da indústria de terras raras e consolidar ainda mais o domínio estratégico da China em recursos de terras raras médios e pesados".
- A China é o principal produtor mundial de elementos de terras raras, com 44 milhões de toneladas de depósitos.
- No contexto da concorrência internacional, especialmente com os EUA, Pequim estabelece restrições às exportações de terras raras, citando sua importância para a defesa do país.