Notícias

Juiz determina prisão de Evo Morales por não comparecer à audiência

Juiz determina prisão de Evo Morales por não comparecer à audiênciaGettyimages.ru / Ricardo Ceppi

Um juiz boliviano declarou o ex-presidente Evo Morales "ausente" por não ter comparecido pela segunda vez a uma audiência e ordenou sua prisão.

A medida foi tomada pelo juiz de Instrução Criminal, Anticorrupção e Combate à Violência contra a Mulher da 5ª Vara de Tarija, Nelson Alberto Rocabado. O magistrado, de acordo com a agência ABI, também ordenou o congelamento das contas bancárias de Morales e a anotação preventiva de seus bens.

Morales não compareceu à convocação do tribunal, alegando um estado de saúde delicado. No entanto, seu advogado Jorge Pérez disse que seu cliente "nunca foi notificado".

O ex-presidente está sendo investigado pelo suposto crime de tráfico humano agravado, por supostamente ter tido um relacionamento íntimo com uma adolescente em 2015, quando ainda era presidente da Bolívia.

Nos últimos meses, o rompimento entre Morales e o atual presidente boliviano, Luis Arce, tem sido o centro da política boliviana. Ambos já foram próximos e ambos governaram sob o Movimento ao Socialismo (MAS).

Distanciamento

Esse distanciamento, que se manifestou quando Morales questionou a capacidade de gestão de Arce e o atual presidente acusou o ex-governador de tentar tirá-lo do poder, levou à divisão do MAS em duas facções.

Devido a essa fratura, em dezembro passado, o MAS comemorou o aniversário de sua primeira vitória presidencial em 2005 em dois eventos separados.

Também em dezembro, diante do processo judicial, Morales afirmou que é vítima de uma "guerra legal brutal levada a cabo pelo governo de Luis Arce".