Rússia e Irã podem cooperar sem influência de outros países, declara presidente iraniano

Segundo Masoud Pezeshkian, a parceria entre Rússia e Irã impulsionará formação de um mundo multipolar.

A Rússia e o Irã podem cooperar sem influência externa e sem a necessidade de aconselhamento de outros países, disse o presidente iraniano Masoud Pezeshkian em uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente russo Vladimir Putin em Moscou na sexta-feira.

"Estamos convencidos de que em nossa região podemos cooperar sem influências externas, sem atores de fora da região [...] Podemos dizer que não precisamos ouvir conselhos de países estrangeiros", afirmou.

Além disso, o líder iraniano disse que o recém-assinado Tratado de Parceria Estratégica Abrangente entre Rússia e Irã dará um impulso à formação de um mundo multipolar e contribuirá à estabilização da situação no Oriente Médio.

"Acredito que esse acordo que assinamos ajudará a construir a estabilidade, especialmente em nossa região. [...] Podemos dialogar e remover todos os obstáculos", disse ele.

Falando da situação regional, Pezeshkian denunciou a duplicidade de padrões, "quando um país diz que tem o direito de matar mulheres e crianças e destruir hospitais e escolas, mas ao mesmo tempo ensina outras nações sobre direitos humanos e lhes diz o que fazer".

"Não aceitamos padrões duplos, isso é inaceitável para nós", enfatizou.