Putin e presidente do Irã se reúnem em Moscou

Putin observou que nos primeiros 10 meses de 2024 o volume de negócios entre os dois países cresceu 15,5%, o que é um bom indicador.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reúne, nesta sexta-feira, com seu homólogo iraniano, Masoud Pezeshkian.

Putin observou que, nos primeiros 10 meses de 2024, o volume de negócios entre os dois países cresceu 15,5%, o que é um bom indicador. Ele também indicou que Moscou e Teerã continuam a buscar projetos conjuntos, inclusive no campo da energia nuclear.

"Sua visita hoje tem um significado especial. Porque não apenas teremos a oportunidade de discutir todas as áreas de nossa cooperação, mas também assinaremos um grande tratado básico entre a Rússia e o Irã sobre uma parceria estratégica abrangente", enfatizou.

Por sua vez, Pezeshkian disse que o tratado se tornará "uma base sólida para avançar" e "dará um grande impulso ao desenvolvimento das relações bilaterais".

Pezeshkian também condenou a presença de forças extra-regionais no Oriente Médio.

Segundo o lado russo, presidentes discutirão a situação no Oriente Médio, incluindo a Síria e o conflito israelense-palestino. Eles também discutirão a situação na Transcaucásia e o programa nuclear do Irã.

Após as conversas entre Putin e Pezeshkian, será assinado um novo tratado básico sobre parceria estratégica abrangente entre Estados. Detalha-se que "o documento reflete a chegada dos laços russo-iranianos a um novo nível" e "estabelece a estrutura legal para seu desenvolvimento em todas as direções a longo prazo".