Notícias

Putin: "A proporção de armas modernas nas forças nucleares estratégicas da Rússia chegou a 95%"

O país continuará a fortalecer suas forças armadas e a garantir sua constante modernização, levando em conta a experiência real de combate, disse o presidente russo.
Putin: "A proporção de armas modernas nas forças nucleares estratégicas da Rússia chegou a 95%"Kremlin

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou na sexta-feira que a proporção de armas e equipamentos militares modernos nas forças nucleares estratégicas do país chegou a 95%.

"No mundo de hoje há muitos desafios e riscos alarmantes, e é por isso que o poderoso potencial e a alta prontidão de combate do nosso exército e da nossa marinha são uma garantia da segurança da Rússia e de seu desenvolvimento livre e soberano", disse ele em um discurso por ocasião do Dia do Defensor da Pátria, que é comemorado na Rússia em 23 de fevereiro.

O chefe de Estado russo prometeu que o país continuará a fortalecer suas forças armadas e a garantir sua constante modernização, levando em conta a experiência real de combate.

"Hoje, a proporção de armas e equipamentos modernos nas forças nucleares estratégicas já chegou a 95%, e [no] componente naval da 'tríade nuclear' é de quase 100%", disse ele, observando que a produção em série dos mísseis hipersônicos Tsirkon foi iniciada e os testes de outros complexos de ataque estão sendo concluídos.

De acordo com Putin, a modernização dos armamentos também está sendo realizada nas forças de uso geral. Nos últimos anos, as empresas do complexo militar-industrial aumentaram o volume de produção e entrega para as Forças Armadas das "armas mais procuradas", incluindo armas de precisão, drones, tanques, veículos blindados, artilharia, sistemas de defesa aérea, complexos de combate de contra-bateria, equipamentos de comunicação e reconhecimento.

O presidente russo disse que, no futuro, estão planejados o desenvolvimento e a produção em massa de equipamentos militares avançados e a introdução de tecnologias de inteligência artificial na esfera militar. Além disso, os objetivos prioritários incluem o aprimoramento das habilidades das unidades militares e o treinamento de comandantes em todos os níveis.

Militares lutam pela verdade e justiça durante operação especial


O líder russo reiterou que o Dia do Defensor da Pátria é "um dos feriados mais reverenciados" no país. "Temos orgulho do nosso exército e da nossa marinha, de seu caráter firme e destemido, temperado em batalhas difíceis", disse ele.

Nesse contexto, ele lembrou "o feito de nossos pais, avós e bisavós que esmagaram o nazismo". "Sempre nos lembraremos de que foi o povo soviético que defendeu a liberdade de nosso país, de toda a Europa e do mundo inteiro", disse ele.

Além disso, o presidente agradeceu aos militares e às mulheres envolvidas na operação militar russa.

"Vocês lutam pela verdade e pela justiça, demonstram coragem e bravura ao defender a Rússia. Vocês são nossos verdadeiros heróis nacionais. Temos orgulho de vocês, admiramos sua coragem e honramos seus feitos".

Putin disse que todo o possível será feito para permitir que esses militares cumpram suas tarefas. "Eu os agradeço pelo desempenho corajoso de seu dever militar, pelo serviço honesto e altruísta à pátria", disse ele.