A Justiça brasileira negou o pedido apresentado pela defesa ex-presidente Jair Bolsonaro, investigado por diversos atos no gigante sul-americano, para viajar aos EUA.
Bolsonaro pretendia assistir à posse de Donald Trump, marcada para a próxima segunda-feira.
A decisão foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), informa o G1. Esta é a quarta vez que a mais alta corte nega a Bolsonaro a devolução de seu passaporte.
Na recente decisão, observa-se que "não há dúvida" de que, desde a decisão unânime da primeira turma do STF (de reter o passaporte), "não houve mudança de fato que justificasse a revogação da liminar".
Bolsonaro está proibido de deixar o Brasil por estar envolvido em uma investigação apurando uma aparente tentativa de golpe.
"Evento histórico"
Na semana, passada, através de uma publicação na rede social X, Bolsonaro anunciou ter encaminhado a Moraes um pedido para reaver seu passaporte, visando atender ao "honroso e importante evento histórico''.
Além de Bolsonaro, Trump convidou outros líderes latino-americanos para a cerimônia, principalmente aqueles simpáticos à sua ideologia política, como os presidentes da Argentina, Javier Milei, e de El Salvador, Nayib Bukele.
Os presidentes do Equador, Daniel Noboa, e do Paraguai, Santiago Peña, também devem comparecer.