Nova espécie de 'inseto marinho' gigante é batizada em homenagem a Darth Vader

A Agência de Pesquisa da Indonésia (BRIN) anunciou na terça-feira (14), por meio da revista ZooKeys, a descoberta de uma nova espécie de isópode marinho gigante, batizada com um nome que remete ao vilão Darth Vader, da saga Star Wars.
Os isópodes gigantes do gênero Bathynomus são popularmente conhecidos como "insetos marinhos" no Vietnã. Pela primeira vez, uma espécie desse gênero foi descrita nas águas vietnamitas e recebeu o nome científico de Bathynomus vaderi.
O nome "vaderi" foi inspirado no formato da cabeça do animal, que lembra o icônico capacete usado por Darth Vader.

O Bathynomus vaderi faz parte de um grupo conhecido como "supergigantes", que inclui espécies capazes de alcançar até 32,5 cm de comprimento e pesar mais de 1 kg.
Até agora, a nova espécie foi encontrada apenas nas proximidades das Ilhas Spratly, mas cientistas acreditam que sua distribuição deve se estender a outras áreas do Mar do Sul da China.
Esses "super insetos marinhos", que na verdade são crustáceos, ganharam popularidade como iguarias de luxo no Vietnã.
Até 2017, pescadores locais os vendiam a preços baixos, mas, nos últimos anos, a atenção da mídia sobre esses animais incomuns fez com que se tornassem mais valorizados. Alguns chegam a considerá-los mais saborosos que lagostas, apelidando-os de "rei dos frutos do mar".
Somente em 2023, após a análise de quatro exemplares, pesquisadores conseguiram identificar que se tratava de uma espécie inédita.
O achado reforça o quão as profundezas do oceano ainda são desconhecidas, uma vez que um animal de um porte tão grande permaneceu oculto por tanto tempo.