Notícias

Sergey Lavrov reúne-se com Lula em Brasília

Encontro bilateral entre presidente brasileiro e chanceler russo ocorre no Palácio da Alvorada.
Sergey Lavrov reúne-se com Lula em BrasíliaMinistério das Relações Exteriores da Rússia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, se reúne com o presidente brasileiro Lula da Silva em Brasília nesta quinta-feira.

O chanceler transmitiu a Lula as calorosas saudações do líder russo, Vladimir Putin, e sua disposição para discutir todas as questões da agenda bilateral e internacional.

Lavrov também observou que Putin expôs a avaliação da Rússia sobre os eventos atuais em uma entrevista com o jornalista norte-americano Tucker Carlson. "Espero que seus especialistas tenham conseguido se familiarizar com ela", disse ele.

Na reunião foram abordados temas da agenda bilateral entre os dois países, entre eles a necessidade de reforma dos mecanismos de governança global, questão climática, comércio e desenvolvimento, segundo uma nota do Planalto.

Lavrov informou a Lula que a Rússia apoia seu pleito para que o Brasil ocupe um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), e reforçou o convite para que o presidente brasileiro compareça à cúpula dos BRICS.

Sobre o conflito na Ucrânia, o mandatário brasileiro destacou que o Brasil continua disposto a colaborar com esforços para a paz.

Sergey Lavrov está encerrando sua visita à América Latina. O ministro iniciou sua viagem pela América Latina na segunda-feira em Cuba, onde se reuniu com o presidente Miguel Díaz-Canel e o chefe da diplomacia do país caribenho, Bruno Rodríguez. No dia seguinte, ele visitou a Venezuela, onde se reuniu com o presidente Nicolás Maduro, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, e a vice-presidente do país, Delcy Rodríguez.

Lavrov chegou à cidade brasileira do Rio de Janeiro na quarta-feira para participar de uma reunião de dois dias dos ministros das Relações Exteriores do G20. Após o evento, Lavrov viajou para Brasília para se reunir com o presidente brasileiro.