Ex-ministros britânicos defendem envio de tropas de paz à Ucrânia

A proposta incluiria uma força de paz internacional e adesão acelerada da Ucrânia à OTAN.

As tropas britânicas deveriam ser enviadas à Ucrânia como parte de uma força de manutenção da paz no período pós-conflito, afirmaram os ex-ministros da Defesa do Reino Unido, Grant Shapps e Gavin Williamson, em entrevista ao jornal The Telegraph divulgada no domingo.

Segundo Shapps, "a contribuição das tropas britânicas para uma força de manutenção da paz pós-guerra seria certamente um passo bem-vindo, mas mal arranha a superfície do que a Ucrânia realmente precisa".

Ele também defendeu que o Reino Unido ofereça à Ucrânia "um caminho ousado e inabalável para a adesão à OTAN". "Qualquer coisa menos que isso seria uma traição à coragem da Ucrânia e aos princípios que afirmamos defender", afirmou.

Shapps criticou ainda o primeiro-ministro Keir Starmer pela demora em visitar Kiev, dizendo ser "surpreendente que Starmer tenha levado mais de seis meses para visitar a Ucrânia, especialmente quando ele encontrou tempo para viajar pelo mundo muitas vezes".

Williamson, por sua vez, destacou que "apoiaria" o envio de tropas britânicas para a Ucrânia. "Obviamente, todos nós queremos chegar a uma situação em que a paz seja restaurada", declarou.