Notícias

Rússia tem temperaturas recordes e inverno 'quente'

Em Moscou, a temperatura está de 6 a 9 graus acima do nível normal, o que corresponde a temperaturas do começo da primavera.
Rússia tem temperaturas recordes e inverno 'quente'Sputnik

O diretor científico do Centro Hidrometeorológico da Rússia, Roman Vilfand, afirmou que janeiro de 2025 no país foi excepcionalmente quente e não há previsão de um forte resfriamento antes da segunda quinzena do mês.

Segundo Vilfand, essas anomalias climáticas não afetam apenas Moscou, mas também outras regiões, como Perm, onde a temperatura no início de janeiro superou a média histórica em 9 a 10 graus Celcius, algo que não ocorria há mais de um século. O recorde anterior, de 8,0 graus Celsius, havia sido registrado em 2020.

Conhecida por seus invernos rigorosos, com temperaturas que podem chegar a 60 graus Celsius negativos, a Rússia registrou clima anormalmente quente em várias regiões. Grandes cidades como Ryazan, Orel, Lipetsk e Voronezh atingiram altas temperaturas recordes de até 5,1 graus Celsius, superando marcas anteriores para o dia 8 de janeiro, segundo Vilfand.

Recorde histórico   

Apesar de registrar frio recorde em maio, 2024 foi considerado o ano mais quente já documentado desde o período pré-industrial (1850-1900), segundo o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia.

Esse período marca o início da queima intensiva de combustíveis fósseis, principais emissores de CO2. Cada uma das últimas décadas figura entre as mais quentes da história, com as médias de 2023 e 2024 excedendo o limite crítico de 1,5 grau Celsius estabelecido pelo Acordo de Paris em 2015.