Morre Jean-Marie Le Pen, uma das figuras mais importantes e polêmicas da política francesa

Jean-Marie Le Pen morreu nesta terça-feira aos 96 anos de idade, segundo confirmou sua família à AFP. O ex-líder da extrema direita francesa, que liderou a Frente Nacional por 40 anos antes de dar lugar à sua filha Marine, morreu em um hospital na cidade de Garches, onde havia sido internado há várias semanas.
"Jean-Marie Le Pen, cercado por sua família, foi chamado de volta a Deus às 12 horas da noite desta terça-feira", informou o comunicado.
Nascido em 1928 em La Trinité-sur-Mer (Bretanha), Jean-Marie Le Pen fez parte do cenário político francês por quase meio século. A partir da década de 1970, ele exumou o nacionalismo do passado colonial da França e o levou à sua expressão máxima.
Com a Frente Nacional, um partido que ele co-fundou em 1972, o pregador de "La France aux Français" ("A França para os franceses") concorreu cinco vezes ao Eliseu (1974, 1988, 1995, 2002 e 2007), chegando ao segundo turno na eleição presidencial de 2002. Embora tenha perdido para Jacques Chirac, ele ficou com a maior parte dos holofotes políticos.
Em 2011, passou a tocha do partido para sua filha mais nova, Marine Le Pen. Desde então, Marine Le Pen concorreu três vezes em eleições presidenciais e transformou o partido, agora chamado "Rassemblement Nationale", em uma das principais forças políticas do país.
Jordan Bardella, o atual presidente do partido, prestou homenagem à figura do partido em sua conta no X, dizendo que ele era um homem que "sempre serviu à França, defendeu sua identidade e sua soberania".