Notícias

Governo de Javier Milei prepara cédulas de 25 vezes o maior valor nominal do peso argentino

Milei pretende combater a inflação ao aumentar o maior valor nominal do peso argentino, introduzindo a emissão de notas de 20 mil e 50 mil pesos.
Governo de Javier Milei prepara cédulas de 25 vezes o maior valor nominal do peso argentinoGettyimages.ru / Ricardo Ceppi

Como resposta à inflação na Argentina, que ultrapassou os 160% em novembro, em termos anuais, as novas autoridades do país pretendem introduzir notas de peso com até 25 vezes o maior valor nominal.

Segundo o presidente do país latino-americano, Javier Milei, seu Governo estuda a emissão de notas de 20 mil e 50 mil pesos argentinos, para que os cidadãos não tenham que carregar grandes quantidades de notas para transações diárias. Atualmente, a nota de maior valor em circulação é de 2 mil pesos.

"É uma tortura com as notas. Imagina quem tem que fazer um pagamento em dinheiro e tem que andar com um maço de papéis, o que lhe coloca um autocolante na testa dizendo 'roube aqui'. Torna as transações difíceis", afirmou Milei em uma entrevista ao jornal La Nación.