
Brasil busca acelerar acordo do Mercosul com os Emirados Árabes Unidos

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que o Brasil vai se esforçar para que um acordo entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e os Emirados Árabes Unidos seja concluído nos próximos meses.
O anúncio foi feito pela Presidência da República em um comunicado, que detalha o conteúdo de um telefonema realizado entre Lula e seu homólogo dos Emirados, o xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, neste dia.
Lula destacou o "entusiasmo" do bloco comercial sul-americano por uma parceria econômica mais estreita com os Emirados Árabes Unidos.

Durante a conversa telefônica, que durou cerca de 30 minutos, Lula reiterou o convite ao seu homólogo emiradense para visitar o Brasil em 2025, o que seria a primeira visita de um chefe de Estado dos Emirados Árabes Unidos ao país latino-americano.
"Os dois lados também trocaram opiniões sobre questões regionais e internacionais de interesse comum, enfatizando a importância da ação multilateral para enfrentar os desafios globais compartilhados e fortalecer a paz, a estabilidade e a segurança internacionais", segundo o site oficial do xeque.
