
Lula e outros líderes mundiais recebem saudações de fim de ano de Putin

Um comunicado divulgado nesta segunda-feira pelo serviço de imprensa do Kremlin listou os chefes de Estado e de governo que receberam os cumprimentos de Natal e Ano Novo do presidente russo Vladimir Putin.
Entre os líderes dos países latino-americanos estão os presidentes da Bolívia, Luis Arce; do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva; da Nicarágua, Daniel Ortega; da Venezuela, Nicolás Maduro; de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, bem como o veterano da revolução e da política cubana, o ex-presidente Raúl Castro.
Outros destinatários das felicitações da Presidência russa incluem o Papa Francisco, bem como os presidentes de Belarus e Sérvia, Alexander Lukashenko e Aleksandar Vucic, respectivamente, e os primeiros-ministros da Hungria, Viktor Orban, e da Eslováquia, Robert Fico.

Mensagens de felicitações também foram enviadas ao presidente chinês Xi Jinping, ao secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, To Lam, e ao presidente vietnamita Luong Cuong, bem como à presidente indiana Draupadi Murmu e ao primeiro-ministro Narendra Modi, respectivamente, e ao presidente do Conselho Administrativo do Estado da Birmânia e primeiro-ministro Min Aung Hlaing. O líder supremo da República Popular Democrática da Coreia, Kim Jong-un, e os presidentes do Laos, Thongloun Sisoulith, da Mongólia, Ukhnaagiin Khurelsukh, da Etiópia, Abiy Ahmed, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa, também estão na lista de líderes parabenizados.
Putin também parabenizou o presidente e o primeiro-ministro da Armênia, Vaagn Khachaturian e Nikol Pashinian, respectivamente, e os chefes de estado do Azerbaijão, Ilham Aliyev, do Cazaquistão, Kasym Zhomart Tokayev, do Quirguistão, Sadyr Zhaparov, e do Tajiquistão, Emomali Rakhmon; do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev; da Ossétia do Sul, Alan Gaglóyev, do Turcomenistão, Serdar Berdimuhamedov, bem como o presidente do Conselho do Povo Turcomeno, Gurbanguly Berdimuhamedov.
Além disso, os ex-presidentes da Armênia Robert Kocharyan e Serzh Sargsyan, o ex-presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev e o ex-chanceler alemão Gerhard Schröder estavam entre os líderes aposentados que receberam telegramas de congratulações do Kremlin.