Putin e Aliyev conversam por telefone sobre o acidente com o avião do Azerbaijão

Uma aeronave da Azerbaijan Airlines caiu na pista do aeroporto de Aktau durante um voo entre Baku, no Azerbaijão, e Grozny, na república russa da Chechênia.

O presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo azerbaijano, Ilham Aliyev, mantiveram uma conversa telefônica no domingo, na qual discutiram a queda de um avião da Azerbaijan Airlines AZAL na quarta-feira no Cazaquistão.

"Putin e Aliyev continuaram a discutir hoje, em uma conversa telefônica, várias questões relacionadas ao acidente com o avião da Azerbaijan Airlines", disse o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov.

No sábado, em outra conversa telefônica com Aliyev, o presidente russo "expressou suas desculpas pelo fato de o trágico acidente ter ocorrido no espaço aéreo russo". Durante essa ligação, foi enfatizado que a aeronave estava voando no horário previsto e "tentou repetidamente pousar no aeroporto da cidade de Grozny". "Naquela época, Grozny, Mozdok e Vladikavkaz foram atacados por veículos aéreos de combate não tripulados ucranianos, e os recursos de defesa aérea russos estavam repelindo esses ataques", disse o comunicado do Kremlin.

Enquanto isso, o presidente do Azerbaijão disse no domingo que o avião foi danificado como resultado de "um ataque a partir do solo", sofreu danos perto da cidade russa de Grozny e os pilotos "praticamente perderam o controle". De acordo com ele, a aeronave foi afetada pela operação de meios de guerra eletrônica.

Acidente de avião

Um Embraer 190 da Azerbaijan Airlines AZAL, que voava de Baku para Grozny, caiu na quarta-feira na pista do aeroporto de Aktau, depois de sobrevoar a área.

Enquanto o avião estava sobre o mar Cáspio, ele enviou um sinal de socorro e se dirigiu ao Cazaquistão. A bordo do avião acidentado estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, 16 da Rússia, seis do Cazaquistão e três do Quirguistão. Pelo menos 32 pessoas sobreviveram ao acidente e estão hospitalizadas, informou o Gabinete do Procurador Geral do Azerbaijão.

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, disse no dia do acidente que a causa do acidente era desconhecida. "Há várias versões. Acho que é muito cedo para falar sobre isso. O assunto precisa ser investigado a fundo", disse ele.