Notícias

Míssil britânico falha e cai a poucos metros de um submarino com o ministro da Defesa a bordo

Trata-se do segundo teste de lançamento fracassado do míssil balístico Trident II, lançado pelo submarino nuclear HMS Vanguard.
Míssil britânico falha e cai a poucos metros de um submarino com o ministro da Defesa a bordoGettyimages.ru / Jane Barlow - PA Images/Contribuinte

Um míssil balístico Trident II lançado pelo submarino nuclear HMS Vanguard falhou em sua trajetória e caiu no oceano a poucos metros do submersível, com o ministro de Defesa britânico, Grant Shapps, a bordo. Ele estava observando o teste de lançamento, informaram as mídias locais na terça-feira.

O incidente ocorreu em 30 de janeiro nos EUA, durante exercícios entre o Reino Unido e os EUA na costa da Flórida. O Trident II, de 58 toneladas e 13 metros de comprimento, foi ao ar por gás comprimido no tubo de lançamento, mas os propulsores do primeiro estágio não se acenderam e o míssil, equipado com ogivas de teste, caiu no oceano. "Saiu do submarino, mas afundou bem próximo a eles", disse uma fonte. O submarino não foi danificado.

Após o lançamento fracassado, foi iniciada uma investigação para encontrar a origem do problema e uma ordem para retirar o míssil do fundo do oceano. O Trident II deveria voar 5.954 quilômetros da costa da Flórida até um ponto de impacto no meio do Atlântico, entre o Brasil e a África Ocidental.

"O HMS Vanguard e sua tripulação provaram ser totalmente capazes de operar o Dissuasor  Contínuo do Reino Unido, passando todos os testes durante uma recente operação de demonstração e teste (DASO), um teste de rotina para confirmar que o submarino pode retornar ao serviço após um extenso trabalho de manutenção", comunicou o Ministério da Defesa do Reino Unido.

A organização enfatizou que "o teste reafirmou a eficácia da dissuasão nuclear do Reino Unido", mas acrescentou que uma "anomalia específica do teste" ocorreu durante o lançamento que "não tem consequências para a confiabilidade dos sistemas de mísseis Trident em geral". "A dissuasão nuclear do Reino Unido permanece segura e eficaz", enfatizou o ministério, que não forneceu mais informações.

Esse não é o primeiro lançamento fracassado de um míssil nuclear do submarino britânico. O teste anterior, realizado em 2016, também fracassou, pois o míssil no ar se desviou do curso e foi em direção aos EUA, autodestruindo-se automaticamente. Os lançamentos de mísseis Trident são pouco frequentes devido ao alto custo do míssil, que ultrapassa 21 milhões de dólares.