O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversou por telefone com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, neste sábado. Os dois discutiram o acidente envolvendo um avião da Azerbaijan Airlines AZAL, que caiu no Cazaquistão na quarta-feira.
"Vladimir Putin expressou suas desculpas pelo fato de o trágico acidente ter ocorrido no espaço aéreo russo e, mais uma vez, expressou suas profundas e sinceras condolências às famílias dos falecidos e desejou uma rápida recuperação aos feridos", diz o comunicado do Kremlin.
A nota também informa que a aeronave de passageiros do Azerbaijão seguia o cronograma de voo e "tentou repetidamente pousar no aeroporto da cidade de Grozny".
"Naquele momento, Grozny, Mozdok e Vladikavkaz estavam sendo atacadas por drones ucranianos, e os ativos de defesa aérea russos estavam repelindo esses ataques", acrescenta o texto.
O Kremlin informou ainda que o Comitê Investigativo da Rússia abriu um processo criminal com base no Artigo 263 do Código Penal russo, sobre a violação das regras operacionais e de segurança do transporte aéreo, e que especialistas civis e militares estão sendo interrogados.
O avião Embraer 190 da Azerbaijan Airlines AZAL, que fazia o trajeto de Baku a Grozny, caiu na pista do aeroporto de Aktau após sobrevoar a área.
O avião emitiu um sinal de socorro quando sobrevoava o mar Cáspio e seguiu em direção ao Cazaquistão. A bordo estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, 16 da Rússia, seis do Cazaquistão e três do Quirguistão. Pelo menos 32 pessoas sobreviveram ao acidente e estão hospitalizadas, informou o Gabinete do Procurador-Geral do Azerbaijão.