Sistema antimísseis dos EUA em Israel teria interceptado míssil iemenita pela primeira vez

Pela primeira vez desde sua implantação em Israel, em outubro de 2024, uma bateria do sistema antimísseis THAAD (High Altitude Area Defence) foi utilizada na interceptação de um míssil balístico, informou a Reuters, citando fontes.
O sistema foi acionado na tentativa de interceptar um míssil balístico lançado do Iêmen, nas primeiras horas da manhã de sexta-feira, mas o sucesso da operação ainda não foi confirmado, segundo o The Times of Israel.
Um vídeo postado na rede social X supostamente mostra o THAAD em operação, com um soldado norte-americano dizendo: "Estou esperando há 18 anos por isso".
מערכת ה- THAAD האמריקנית לקחה חלק ביירוט הטיל הבליסטי ששוגר אמש מתימן. אפשר לשמוע את אחד החיילים האמריקניים מתרגש "18 שנים חיכיתי לזה" pic.twitter.com/s4VoMfMhaF
— איתי בלומנטל 🇮🇱 Itay Blumental (@ItayBlumental) December 27, 2024
O site de notícias Walla confirmou, com base em fontes, que o míssil foi interceptado com sucesso. A publicação destacou a cooperação entre as forças armadas dos EUA e de Israel na defesa antimísseis.
A interceptação ocorreu após relatos de bombardeios israelenses ao Iêmen, na quinta-feira, que tiveram como alvos o aeroporto civil da capital Sana'a e outras instalações, como uma usina de energia na mesma cidade. Também foram atingidos os portos de Al Hodeida e Ras Issa, além da usina elétrica de Ras Kutayb, na província de Al Hodeida.
- Em resposta às crescentes tensões na região, os EUA aprovaram em outubro o envio de uma bateria THAAD e de pessoal militar a Israel para "ajudar a reforçar a defesa aérea de Israel após os ataques sem precedentes do Irã a Israel em 13 de abril e 1º de outubro". Desenvolvido pela Lockheed Martin, o sistema é capaz de interceptar mísseis de alcances curto, médio e intermediário.
