Notícias

Senador norte-americano enfatiza que a Argentina é um "aliado" dos EUA e de Israel após reunião com a chanceler Mondino

O senador norte-americano, Marco Rubio, está de visita em Argentina para "intensificar as relações bilaterais" entre Buenos Aires e Washington.
Senador norte-americano enfatiza que a Argentina é um "aliado" dos EUA e de Israel após reunião com a chanceler MondinoX/@marcorubio

Marco Rubio, senador republicano do estado norte-americano da Flórida dos EUA, enfatizou na terça-feira que, graças ao novo Governo de Javier Milei na Argentina, o país sul-americano voltou a ser "um forte aliado" de Washington e Israel.

"Com a ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, e o presidente Javier Milei, o governo da Argentina voltou a ser um forte aliado dos EUA e de Israel e um oponente dos marxistas, dos regimes terroristas e de narco-ditadores em todos os lugares", afirmou Rubio na rede social X.

O senador norte-americano está de visita em Buenos Aires, Argentina, para "intensificar as relações bilaterais e trocar pontos de vista sobre aspectos da realidade nacional, regional e global", detalhou a chancelaria argentina em um comunicado.

O Ministério das Relações Exteriores indicou que o encontro de Rubio com Mondino "faz parte das reuniões que ocorrem com funcionários de alto nível, tanto do Poder Executivo quanto do Congresso" dos Estados Unidos.

Na reunião, além de discutir questões de segurança, migração e economia, os altos funcionários  "concordaram em aprofundar o trabalho conjunto em fóruns multilaterais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA)".

Nesta terça-feira, Rubio também se reuniu com o ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, e com o presidente Milei na Casa Rosada. Ele referiu-se a Milei, novamente, "um forte aliado", apto a "salvar a Argentina de um século de políticas socialistas desastrosas".