Notícias

"A fronteira é uma zona de guerra": Dakota do Sul enviará a Guarda Nacional para apoiar o Texas

A governadora do estado, Kristi Noem, anuncia o envio de 60 soldados da Guarda Nacional para a fronteira sul no final da primavera.
"A fronteira é uma zona de guerra": Dakota do Sul enviará a Guarda Nacional para apoiar o TexasX @KristiNoem

A governadora de Dakota do Sul, Kristi Noem, anunciou na terça-feira que enviará tropas regionais adicionais da Guarda Nacional para a fronteira com o México ao final da primavera.

"A fronteira é uma zona de guerra, por isso enviamos soldados", declarou Noem. "A principal missão desses soldados será construir um muro para conter o fluxo de imigrantes ilegais, cartéis de drogas e tráfico de pessoas para os Estados Unidos de América", acrescentou.

O comunicado informa que 60 soldados da Guarda Nacional de Dakota do Sul estarão estacionados na fronteira sul permanentemente por um período de três meses. Os detalhes de sua missão não estão sendo divulgados por motivos de segurança.

Essa será a quinta vez que a Guarda Nacional de Dakota do Sul será enviada para a fronteira sul para ajudar nos esforços de segurança fronteiriça durante a Administração Noem.

A Batalha entre o Texas e a Casa Branca

As autoridades do Texas estão em meio a uma batalha legal com a Administração de Joe Biden para defender sua política de imigração e a Lei SB4 promulgada pelo governador do Texas, Greg Abbott, que permite que os agentes do Texas detenham, processem e deportem imigrantes ilegais.

No início deste ano, o Departamento de Justiça dos EUA processou o estado para impugnar a SB4, insistindo que esses poderes são prerrogativas das autoridades federais e que "o Texas não pode administrar seu próprio sistema de imigração". No final de janeiro, a Suprema Corte confirmou a remoção do arame farpado que as autoridades do Texas haviam colocado ao longo das margens do Rio Grande.

A posição do Texas foi apoiada pelos governadores de 25 estados. No início de fevereiro, o governador Greg Abbott se reuniu com 13 governadores de estados republicanos. De acordo com o líder do estado, Biden e sua "recusa abjeta em fazer cumprir as leis de imigração dos EUA" ameaçam a segurança fronteiriça do país.