Notícias

Lavrov chega ao Rio de Janeiro para participar de uma reunião de chanceleres do G-20

A Chancelaria russa anunciou anteriormente que duas questões fundamentais serão abordadas na reunião: "Reforma do sistema de governança global e tensão internacional".
Lavrov chega ao Rio de Janeiro para participar de uma reunião de chanceleres do G-20Ministério das Relações Exteriores da Rússia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, chegou à cidade brasileira do Rio de Janeiro para participar de uma reunião de chanceleres dos países membros do G-20. A reunião será realizada ao longo dos dias 21 e 22 de fevereiro.

A Chancelaria russa declarou anteriormente que dois temas fundamentais serão discutidos na reunião: "Reforma do sistema de governança global e tensão internacional".

A parte russa planeja apresentar sua abordagem sobre "a necessidade de modernizar as instituições multilaterais de acordo com as realidades do policentrismo", para ampliar a representação e fortalecer "a posição das economias em desenvolvimento". Entre outros pontos, a delegação russa planeja destacar "a inadmissibilidade da alocação descontrolada de fundos internacionais que deveriam ser destinados ao desenvolvimento [e que servem] para financiar o conflito na Ucrânia".

O ministro iniciou sua turnê diplomática pela América Latina na segunda-feira em Cuba, onde se reuniu com o presidente Miguel Díaz-Canel e o chefe da diplomacia do país caribenho, Bruno Rodríguez. No dia seguinte, visitou a Venezuela, onde se reuniu com o presidente Nicolás Maduro; o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, e a vice-presidente executiva do país, Delcy Rodríguez.