Notícias

China acusa EUA de provocar corrida armamentista espacial com 'ações perigosas'

As atividades de Washington nessa área "colocaram em risco a estabilidade estratégica global", denunciou o Ministério da Defesa chinês.
China acusa EUA de provocar corrida armamentista espacial com 'ações perigosas'Legion-media.ru / KEIZO MORI

O porta-voz do Ministério da Defesa da China, Zhang Xiaogang, pediu aos EUA que revisem suas "ações perigosas" no espaço, alertando que elas aumentam o risco de uma corrida armamentista no espaço, informou o South China Morning Post (SCMP) nesta quinta-feira.

"Pedimos aos Estados Unidos que examinem seriamente suas ações perigosas no domínio espacial, que parem de provocar confrontos espaciais e de divulgar falsas narrativas", afirmou Zhang. Suas declarações foram feitas após o Exército dos EUA estabelecer uma unidade da Força Espacial no Japão, em 4 de dezembro.

Zhang acusou Washington de "continuar expandindo suas capacidades espaciais militares e fortalecendo alianças", o que, segundo ele, "provoca uma corrida armamentista espacial".

O porta-voz acrescentou que, com essas ações, as autoridades norte-americanas "colocaram em risco a estabilidade estratégica global", enfatizando que Pequim se opõe à militarização do espaço e está comprometida com a coexistência pacífica, sem atividades violentas.