Notícias

China faz dura advertência após chegada de tanques Abrams dos EUA em Taiwan

Pequim prometeu "esmagar resolutamente" qualquer "conspiração separatista" na ilha.
China faz dura advertência após chegada de tanques Abrams dos EUA em TaiwanX @MoNDefense

O Ministério da Defesa da China reagiu nesta quinta-feira à chegada a Taiwan do primeiro lote de 38 tanques M1A2T Abrams, comprados de Washington pela ilha, afirmando que armamentos fabricados nos Estados Unidos "não salvarão vidas", mas se tornarão alvos "no campo de batalha".

"Pedimos aos Estados Unidos que respeitem o princípio de uma só China, [...] honrem seriamente seu compromisso de não apoiar a 'independência de Taiwan', parem de armar Taiwan imediatamente e cessem ações perigosas que comprometam a paz e a estabilidade na região", declarou o porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Zhang Xiaogang, em coletiva de imprensa.

O porta-voz destacou que "confiar nos Estados Unidos" para alcançar a "independência", assim como "rejeitar a reunificação" por meio da força, são estratégias "condenadas ao fracasso".

"O Exército Popular de Libertação da China intensificará de forma abrangente o treinamento militar e os preparativos para a guerra, ampliará sua capacidade de vencer e esmagará resolutamente quaisquer conspirações separatistas pela 'independência de Taiwan' e qualquer interferência de forças externas", afirmou Zhang.

O porta-voz reiterou que "a questão de Taiwan é puramente um assunto interno da China" e enfatizou que Pequim não permitirá interferência de estados estrangeiros. Ele também acusou Washington de, nos últimos anos, "aumentar as vendas de armas para os militares de Taiwan", o que, segundo ele, envia "um sinal seriamente errado às forças separatistas da ilha".

Zhang declarou que a tentativa dos Estados Unidos de "usar Taiwan para controlar a China nunca terá sucesso", afirmando que os militares chineses têm a capacidade de impedir tais iniciativas e "garantir a reunificação completa da pátria".

Uma remessa "muito esperada"

Além dos tanques M1A2T Abrams, as forças armadas de Taiwan receberam neste mês quatro veículos blindados de recuperação M88A2. Conforme o plano anunciado anteriormente pelas autoridades taiwanesas, 42 tanques M1A2T Abrams comprados de Washington serão entregues em 2025 e outros 28 em 2026.

A imprensa de Taiwan descreveu a chegada dos tanques norte-americanos como "muito esperada" e destacou que o M1A2T Abrams, equipado com "um canhão letal de 120 mm, blindagem composta de alta proteção e excelente mobilidade e eficiência de combate", é considerado "o veículo de combate mais poderoso em terra".