O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile (Senapred) declarou alerta vermelho em quatro municípios do país devido a incêndios florestais. Segundo a agência, o fogo já afetou mais de 2.000 hectares, equivalente a mais de 20 quilômetros quadrados.
De acordo com dados da Direção Regional da Corporação Nacional Florestal (Conaf), na comuna de Hualqui, na província de Concepción, o incêndio afeta uma área de 20 hectares (0,2 km²) e representa uma "ameaça iminente a pessoas, residências, centros populacionais, população e/ou infraestrutura crítica".
Na comuna de Cauquenes, na província de mesmo nome, o incêndio já devastou 1.271 hectares (12,7 km²).
Nas comunas de Colina e Tiltil, na província de Chacabuco, o fogo se espalhou por 950 hectares (9,5 km²). A Senapred informou que, devido à diminuição da temperatura e do vento, o incêndio perdeu parte de sua intensidade.
Os incêndios florestais são frequentes no Chile, que enfrenta seca e calor intenso entre novembro e março. Na semana passada, um incêndio ameaçou casas na região da capital, ao se alastrar rapidamente pelo Parque Metropolitano de Santiago. As autoridades fecharam o acesso à área e evacuaram a população. De acordo com os bombeiros, o fogo foi controlado.