Notícias

VÍDEO: Mais de 1500 detentos fogem de prisão de segurança máxima em Moçambique

A rebelião deixou 33 pessoas mortas e 15 feridas. A polícia espera uma "subida vertiginosa de todo o tipo de criminalidade na cidade de Maputo", ja que dentre os fugitivos estavam "terroristas altamente perigosos".
VÍDEO: Mais de 1500 detentos fogem de prisão de segurança máxima em Moçambiqueredes sociais / X

Pelo menos 1.534 detentos fugiram na quarta-feira de uma prisão de segurança máxima em Maputo, capital de Moçambique, em meio a manifestações generalizadas no país após os resultados das eleições gerais.

A fuga foi confirmada pelo general Bernardino Rafael, comandante da Polícia de Moçambique, que garantiu que isso foi uma ação "premeditada" e de responsabilidade de manifestantes contrários ao resultado da eleição, que proclamou Daniel Chapo, candidato apoiado pela Frente de Libertação de Moçambique, partido do governo, como vencedor com 65,17% dos votos.

"Esperamos nas próximas 48 horas uma subida vertiginosa de todo o tipo de criminalidade na cidade de Maputo", disse Rafael em uma coletiva de imprensa, alertando que entre os fugitivos, dos quais apenas 150 foram recapturados, havia alguns "terroristas altamente perigosos".

A prisão, localizada a apenas 14 quilômetros do centro da capital, abrigava cerca de 2.500 detentos. A fuga teria ocorrido em plena luz do dia como resultado da "agitação" de um "grupo de manifestantes subversivos" nas proximidades.

Os confrontos entre os presos e os guardas da prisão resultaram em 33 mortos e 15 feridos.

As ruas de Moçambique estão em uma situação caótica desde segunda-feira, após o anúncio dos resultados finais das eleições, com ondas de saques, vandalismo, bloqueios e confrontos com a polícia, que deixaram pelo menos 56 pessoas mortas e dezenas de feridas.