Notícias

FAB oferece apoio técnico para investigar queda de avião no Cazaquistão

Aeronave brasileira Embraer E-190 caiu com 67 pessoas a bordo próximo a cidade de Aktau.
FAB oferece apoio técnico para investigar queda de avião no CazaquistãoGettyimages.ru / Emergency Situations of Kazakhstan/Anadolu

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que está preparada para colaborar com as investigações sobre a queda de um avião da Azerbaijan Airlines, ocorrida na quarta-feira, próximo a Aktau, no Cazaquistão, conforme divulgado pela Folha de S. Paulo.

"O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão brasileiro de investigação de acidentes aeronáuticos e representante acreditado do país de projeto e fabricação das aeronaves produzidas pela Embraer, está em contato com a agência cazaque para a prestação de um eventual suporte técnico que aquela autoridade julgue necessário", informou a agência. 

Em comunicado oficial, a FAB ressaltou que a responsabilidade inicial pela apuração cabe ao governo do Cazaquistão.

"De acordo com os protocolos estabelecidos no Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional de 1944, cabe ao país em cujo território se deu um acidente aeronáutico instituir uma investigação sobre as circunstâncias da ocorrência, sendo, também, o responsável pela condução da investigação", disse o texto. 

O Brasil e o Cazaquistão, ambos signatários da Convenção de Aviação Civil Internacional, têm o direito de solicitar inspeção da aeronave e das evidências no local do acidente, que devem permanecer intactas até serem examinadas.

O modelo do avião envolvido no acidente, um Embraer E-190, é de fabricação brasileira, o que permite a participação do Brasil na investigação por meio do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) da FAB.

A fabricante brasileira Embraer também divulgou nota manifestando apoio às autoridades envolvidas na investigação.

"Estamos profundamente consternados com o acidente envolvendo uma aeronave Embraer 190 ocorrido hoje, próximo a Aktau, no Cazaquistão. Nossos pensamentos e sinceras condolências estão com as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados. Estamos acompanhando a situação de perto e permanecemos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes", informou a empresa.

Acidente de avião

Segundo informações divulgadas, havia 62 passageiros e cinco tripulantes a bordo no momento do acidente.

A aeronave emitiu um sinal de socorro enquanto sobrevoava o Mar Cáspio e tentou se dirigir ao Cazaquistão, mas acabou caindo na pista do aeroporto de Aktau após sobrevoar a região.

Entre os ocupantes estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, 16 da Rússia, seis do Cazaquistão e três do Quirguistão.