Navio russo que afundou sofreu ataque terrorista no mar Mediterrâneo

O navio cargueiro russo Ursa Major foi alvo de um ataque terrorista, informou a Oboronloguistika, empresa proprietária da embarcação.
Em comunicado oficial, citado pela agência RIA Novosti, a empresa relatou que, segundo o testemunho da tripulação, três explosões consecutivas ocorreram no dia 23 de dezembro na área da popa, causando uma forte inclinação de até 25 graus para estibordo, o que indicava a entrada de água nos compartimentos do navio.
⚡️Navio russo que afundou sofreu ataque terrorista no mar Mediterrâneo🚨URGENTE: https://t.co/1you9LRqjmpic.twitter.com/ScUnBAlkgy
— RT Brasil (@rtnoticias_br) December 25, 2024
O Ursa Major afundou em águas internacionais no Mar Mediterrâneo na noite de segunda-feira. Dos 16 tripulantes – todos cidadãos russos – 14 foram resgatados e levados pelo Serviço de Resgate Marítimo para o porto espanhol de Cartagena, em Múrcia. Os outros dois tripulantes ainda estão desaparecidos.
- O navio foi projetado para transportar uma variedade de cargas, incluindo carga geral, itens de grande porte, contêineres e maquinário pesado, como automóveis. Ele estava equipado com dois guindastes, cada um com capacidade de içamento de 350 toneladas, sendo classificado como um navio de carga pesada.
- De acordo com o portal Vesselfinder, o Ursa Major partiu de São Petersburgo, na Rússia, em 11 de dezembro e deveria chegar ao porto de Vladivostok, no Extremo Oriente russo, em 22 de janeiro.