
Senador dos EUA denuncia gastos do governo em 'TikTockers ucranianos'

Rand Paul, senador republicano dos EUA, questionou na segunda-feira o valor dos gastos do governo norte-americano em alguns de seus programas, incluindo a promoção de blogueiros ucranianos.

Em seu relatório anual sobre o orçamento dos EUA, o senador argumenta que este ano Washington gastou mais de um bilhão de dólares em "despesas inúteis e estúpidas".
Em particular, ele se referiu aos US$ 4,8 milhões (cerca de R$ 29,7 milhões) alocados pelo Departamento de Estado para iniciativas relacionadas a influencers na Ucrânia.
"Aparentemente, o que realmente precisamos em uma zona de guerra é de mais stories no Instagram* e dancinhas no TikTok", ironizou Paul no documento.
"Esse tipo de gasto abre as portas para a desinformação, a propaganda e os desastres de relações públicas internacionais", acrescentou.
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, já admitiu várias vezes a possibilidade de que, em seu governo, Kiev não receba tanta ajuda militar de Washington quanto recebe da atual administração de Joe Biden.
*Classificada na Rússia como uma organização extremista, cujas redes sociais são proibidas em seu território.