O primeiro ser humano a receber um implante cerebral da Neuralink se recuperou totalmente e agora está colocando em prática suas novas habilidades, anunciou o cofundador da empresa, Elon Musk, na segunda-feira.
"O progresso é bom e o paciente parece ter se recuperado totalmente, sem efeitos adversos conhecidos. O paciente é capaz de mover o cursor pela tela apenas com o pensamento", comentou Musk durante uma transmissão na plataforma X.
O empresário, que não revelou detalhes mais específicos sobre o processo, sublinhou que a Neuralink está agora tentando obter do paciente mais operações com o cursor.
A empresa obteve em maio do ano passado autorização da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sua sigla em inglês) para realizar esses testes clínicos em humanos.
Em setembro, começou a recrutar voluntários para um primeiro teste clínico de seus implantes cerebrais em pessoas com paralisia, para que possam controlar dispositivos externos com o pensamento.
Para o desenvolvimento da tecnologia em questão, a Neuralink realizou inicialmente experimentos com macacos, que mostraram que o animal, graças ao chip, era capaz de fazer várias coisas. Os macacos conseguiram, por exemplo, jogar 'Pong', o clássico videogame que imita o tênis de mesa, usando o controle da mente.